Lake Bled
Países interessantes

Eslovênia – O país que você precisa colocar na sua lista

Que a Europa é um dos continentes com as mais famosas atrações turísticas do mundo, seja belezas naturais ou construções do homem, isso ninguém duvida.

No entanto, por incrível que pareça existem diversos lugares deste continente que poucas pessoas conhecem, e cá entre nós, não sabem o que estão perdendo.

Saindo um pouco do circuito tradicional, que inclui os países da Europa ocidental, existem países pouco conhecidos, mas com povo amistoso e paisagens que por si só fazem qualquer visita valer a pena. Este e o caso da Eslovênia.

História da Eslovênia (resumida)

O fato da Eslovênia ser um país pouco conhecido se justifica por sua história bastante recente. Não muito tempo atrás, a região em que se encontra era um grande bloco comunista comando pelos servos, chamado de Iugoslávia.

Lago Bled Eslovênia
Lake Bled

Com o fim da Guerra Fria e a queda do muro de Berlim, o território que antes era chamado de Iugoslávia foi desmembrado, dando origem a seis países: Bósnia, Servia, Montenegro, Macedónia, Croácia e, claro, a própria Eslovênia.

Aliás, desses países a Eslovênia foi o primeiro a ser reconhecido pela União Europeia como nação, em 1991, e fazer parte deste importante bloco econômico, inclusive adotando o euro como moeda nacional em 2004.

Natureza

Apesar de ser um país pequeninho e com uma população igualmente pequena, pouco mais de 2 milhões de habitantes, a Eslovênia não deixa nada a desejar quando o assunto é natureza.

Lake Bled
Lake Bled

De paisagens que vão do mediterrâneo aos alpes, é o terceiro pais europeu mais florestado, o que na prática significa paisagens variadas e bastante bucólicas, com direito a florestas nevadas no inverno e vaquinhas pastando em charmosas colinas durante o verão.

Claro que toda essa variedade de paisagens naturais são um convite para a pratica de esportes, também em grande variedade. Você simplesmente não pode deixar de incluir montanhismo, tirolesa, rafting e por que não um passeio de cavalo em seu roteiro.

Lijublijana
Ljubljana

Gastronomia

Nenhuma viagem que se preze é completa sem um belo mergulho pela gastronomia local, e claro que com a Eslovênia não é diferente. Apesar de ser um país de pouco tradição em diversos aspectos, possui uma cozinha com pouca quantidade de ingredientes mas maneiras fantásticas e variadas de prepara-los.

Além disso, mesmo possuindo um território pequeno, também existem cozinhas regionais. Truta defumada, carnes de caça como a do cervo e sobremesas feitas à base de queijos locais não podem faltar, tudo regado aos excelentes vinhos nacionais e licores, alguns produzidos a partir das folhas de certas árvores.

Confira o post do sunday cooks aqui, que lá conta tudo sobre a culinária do país! vale a pena conferir.

Dicas

  • Apesar da capital Liubliana ser o destino mais procurado, vale a pena conhecer o interior do pais. A cidade Bled, por exemplo, é imperdível!
  • Nossa maior dica é alugar um carro, pois trata-se de um país pequeno que pode ser facilmente percorrido, já que conta com ótimas autoestradas.
  • Além disso, os hotéis e fazendas disponíveis ao longo das estradas são mais baratos que os da capital e dos países europeus como um todo. Destino imperdível.
Eslovênia
Bled

Que tal viajar para um lugar diferente dos roteiros tradicionais para a Europa ? Garanto que a Eslovênia vai te surpreender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *